É um ato médico e envolve consulta oftalmológica completa, orientação quanto ao tipo de lente mais adequada, testes de adaptação, fornecimento de lentes, instruções quanto ao manuseio, limpeza, assepsia das lentes e retorno para avaliação a fim de verificar se as lentes estão bem adaptadas. Geralmente, o teste de adaptação de lentes consiste de: avaliação da superfície corneana e sua medida da curvatura; exame de refração inicial para determinação do grau das lentes; colocação de lentes de teste.
É o exame de oftalmológico capaz de medir o comprimento axial do globo ocular e de suas estruturas (câmara anterior, cristalino, cavidade vítrea), utilizando uma sonda com ondas de ultrassom. Biometria é o principal exame para calcular o grau da lente intraocular implantada na cirurgia de catarata.
É realizada para quebra e aspiração do cristalino opaco com aparelho de facoemulsificação, o qual utiliza ultrassom. Após isso, implanta-se a lente intraocular (LIO) dobrável através de uma microincisão na córnea. A escolha adequada da LIO é importante para satisfação do paciente após a cirurgia. A LIO possibilita, além da restauração da visão, correção refrativa, o que implica correção do grau dos óculos.
Procedimento simples com dispensa de internação, é feita por meio do equipamento chamado Excimer Laser, o qual utiliza luz ultravioleta para remodelar suavemente a superfície da córnea e modificar sua curvatura para corrigir os vícios da refração, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
Destina-se a identificar a acuidade visual e determinar o grau das lentes corretivas do paciente.
É um exame oftalmológico realizado com oftalmoscópio indireto, com o fim de analisar as estruturas do fundo do olho, tais como a retina, o nervo óptico e o vítreo. Diabetes e hipertensão arterial podem ser diagnosticadas pelo mapeamento, assim como descolamento de retina, degenerações retinianas, doenças da mácula, tumores, oclusões vasculares, hemorragias e infecções.
É um exame que permite contar o número de células endoteliais da córnea e analisar o seu aspecto, verificando degeneração e atrofia do tecido.
É o exame que mede a espessura da córnea, sendo muito importante na avaliação para a cirurgia refrativa e diagnóstico de ceratocone.
São intervenções mais simples e com rápida recuperação. Elas compreendem os procedimentos para retirada de pequenos tumores benignos da pálpebra e da conjuntiva, pterígio e calázio.
Tais como catarata, ceratocone, conjuntivite, degeneração macular relacionada à idade, estrabismo, glaucoma, moscas volantes, retinopatia diabética, toxoplasmose e visão subnormal.